sábado, 1 de agosto de 2020

Carta aberta à democracia

Fotografia 1 - Fonte: Linton Publio/Seeb-SP (2018)


Giovanna Piccirilli

Olá, Democracia, vulgo "o poder emana do povo" ou também conhecida como Rainha Soberana, Princesa Libertária e Imperatriz Suprema. É curioso ver um substantivo feminino usado hoje. Na verdade, é importante que a senhora seja o feminino (até porque percebemos ao longo da história a luta das mulheres acerca de direitos e igualdades e o quanto são fortes e resistentes). Aliás, "resistir" é uma palavra muito dita, mas pouco sentida.

Querida Democracia, estou um tanto preocupada com os acontecimentos, veja, sinto que a senhora está fragilizada e debilitada... Antes fosse por doença!

Mas a doença que vejo é o golpe fascista e totalitário, comandado por um vírus ditador. Acredito ser um atestado de morte, um óbito prematuro talvez. Mas há cura, há solução - a vacina da igualdade e liberdade.

Compreendo que essa liberdade de manifestação seja vossa assinatura, mas existem questões perigosas que estão querendo te atingir diretamente e levar à óbito. A senhora ainda não percebeu? Alguns querem que desapareça e que junto, vá todo nosso arsenal de histórias, lutas e conquistas que se remontaram por todos estes anos. Então, minha cara, tenho um alerta: estamos precisando da sua voz e não do seu choro. "O gigante acordou" de fato e não é balela ou balbúrdia, é essencial no momento. Sei que não está entendendo muito bem essa doença que te entristece e fere sua alma, que ameaça e te enfraquece. Mas sabe Democracia, eu compartilho do mesmo sentimento e tenho lutado para não me contaminar também, tenho lutado contra discursos disfarçados em ódio, contra todo negacionismo da história e da ciência, contra todo ato racista e fascista. Sei que não entende muito essa situação de ameaças, mas só a senhora consegue liderar e deter esse colapso político e social que se aproxima. Apenas a senhora.

Não estamos no carnaval, mas a senhora pode sambar na opressão e será aplaudida. Não seja tímida, seja voraz como está sendo desde 1988.

É um ato heroico e libertário, acredite em mim, poucos conseguem levantar essa bandeira.

Aguardo vossa perfeita manifestação como esta nação merece e não precisa chorar mais, Dona Democracia. A senhora está sendo ouvida e estamos aguardando seu sinal para aplaudi-la e exaltá-la como merece. Essa doença vai passar! Seus apoiadores são maioria, acredite em mim, jamais a deixaremos sozinha nesta luta. A senhora é a única capaz neste momento. O palco é seu e a luta é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário